Tradutor

domingo, 24 de janeiro de 2021

ASSIM NASCEU ESTE BLOG - GRATIDÃO À IRMÃ GRAÇA (CARMELO DE SÃO JOSÉ - PETRÓPOLIS)

 ASSIM NASCEU ESTE BLOG 

- GRATIDÃO À IRMÃ GRAÇA, DO CARMELO DE SÃO JOSÉ, EM PETRÓPOLIS -


        Em 2012, meu filho, estudando no Colégio Santo Antônio Maria Zaccaria, no Catete, instituição católica, recebeu uma tarefa escolar aparentemente sem maior dificuldade: discorrer sobre a origem de algumas invocações marianas (salvo engano, a cada aluno da turma foram destinados cinco títulos distintos de Maria ). Dentre essas invocações, destacou-se a de Nossa Senhora da Saudade, até então desconhecida não só por minha família, como também por amigos e conhecidos.

        Após algumas pesquisas na internet, em que as buscas direcionavam, basicamente, a blogs e sítios eletrônicos com referências a Nossa Senhora da Saúde, conseguiu-se, apenas, uma frágil vinculação ao Carmelo de São José, de Petrópolis.

        Em contato telefônico com o Carmelo de São José, obtive a confirmação de que a devoção à Nossa Senhora da Saudade ali tivera origem. Marquei, então, uma visita àquela ordem religiosa para que minha família, especialmente meu filho, conhecesse um pouco da história dessa devoção.

        No Carmelo de São José fomos muito bem recebidos pela solícita e amável Irmã Graça, que pacientemente nos apresentou a linda e comovente imagem de Nossa Senhora da Saudade e discorreu sobre sua devoção, destacando a dificuldade em sua difusão, por questões político-religiosas. Presenteou-nos, ainda, com terços, medalhas e exemplares da Coroa de Saudades da Rainha dos Mártires, além de uma cópia reprográfica do livro escrito pelo jornalista Mozart Monteiro sobre essa invocação mariana. Guardo vívida em minha recordação, até hoje, as imagens dessa visita e a acolhida que a Irmã Graça deu a minha família.

        Na oportunidade, disse à Irmã Graça que os empecilhos hierárquicos enfrentados pela ordem religiosa para a difusão da devoção a Nossa Senhora da Saudade não se aplicavam a mim, comprometendo-me a divulga-la.

        Foi assim que nasceu este blog, salvo engano o primeiro com a finalidade expressa de difundir a devoção a Nossa Senhora da Saudade, do que tenho muito orgulho.

        Lamentavelmente, porém, ainda no final de 2012, ao trocar de computador, perdi o acesso ao blog, o que me impediu de continuar a fazer postagens. Somente agora, no início de 2021, consegui retomar esse acesso.

         Ao longo desses mais de oito anos de criação do blog, constatei, com alegria, que a devoção a Nossa Senhora da Saudade popularizou-se. Hoje, são muitos os blogs e sítios eletrônicos que fazem referência a essa veneração, grande parte deles reproduzindo, embora sem indicação da fonte, os textos que escrevi para este blog, além de fotos de meu arquivo pessoal. Sinto-me feliz e realizado. Embora meu blog tenha poucos acessos, esses acessos foram fecundos.

        E, mais do que isso, verifiquei que o sítio eletrônico do Carmelo de São José (www.carmelosaojosepetropolis.com) já apresenta um link dedicado à Nossa Senhora da Saudade (https://www.carmelosaojosepetropolis.com/nossa-senhora-da-saudade), o que muito contribui para a difusão de sua devoção.

        Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário